08 dicas de como conduzir ensaios infantis


A Cris tem um trabalho impecável. Em cada ensaio que realiza é notável o seu perfeito timing com a criança, gestante ou família.
Esta semana ela nos conta como fez as fotos incríveis desse ensaio.
Você sabe o porquê do aviãozinho? Então leia até o final.
Boa leitura!

08 Dicas de Como Conduzir Ensaios Infantis

 

Cris Dal Cero

 

Sou Cris Dal Cero, trabalho com fotografia há 15 anos, sendo os últimos 5anos dedicados principalmente à fotografia de newborn, infantil e famílias.
Trabalhar com fotografia foi escolha feita durante o período em que estava cursando Publicidade e Propaganda.
Na faculdade, encantei- me pelos processos, técnicas e emoção que a fotografia envolve. Decidi estudar e me dedicar e logo se tornou minha profissão.
Sou apaixonada pela verdade das crianças, desde os traços delicados do Newborn que já durante o ensaio demonstram seus traços de personalidade.
Depois, cada fase, cada descoberta, a graça de ver a evolução e amadurecimento advindos do crescimento.
No projeto que chamo Little Dream (que vai dos 3 aos 7 anos) venho descobrindo a importância do lúdico, o quão longe podemos ir ao estimular a criatividade e a imaginação da criança.

 

Cris Dal Cero

 

Este projeto me deixou absolutamente apaixonada!! Acredito que através dessas fotografias, mais tarde essas crianças terão a oportunidade de recordar esse tempo em que bastava “imaginar e fechar os olhos” para se ter superpoderes…
Neste artigo escrevo especialmente sobre o ensaio do João Vicente. A cada ensaio faço minha programação baseada nas particularidades da criança (e da família).
O avião que família possui vem herdado do avô. Todos frequentam eventos de aviação. A mamãe cresceu voando e o João já ama desde cedo.
A minha vontade era unir o local, a história da família e do João e permear o ensaio com o olhar lúdico e infantil.

 

Cris Dal Cero

 

O ensaio é sempre leve, a criança deve se divertir, ficar curiosa com os acessórios que escolhemos e com a situação que estará vivendo. Isso nos permitirá inventar histórias, fingir que estamos dentro de sua imaginação… E que lá tudo é possível!
Podemos dizer algo como: “Se você fechar os olhos e imaginar com toda a sua força, o vento vai ficar forte e você pode voar nesse avião de papel”
E para a imagem final que pensamos, usamos elementos e momentos capturados durante o ensaio (como o céu com diafragma mais fechado ou o avião sozinho na hora da decolagem).
Editamos sempre no PS e sem uso de presets, porque preferimos partir do zero e chegar ao resulto que viram nessas fotos.
Muitas pessoas conversam comigo sobre como conduzir o ensaio e torna-lo único para aquela família.
Por isso separei 8 dicas exclusivas para vocês que acompanham o Blog Outstanding:

1. Façam que cada ensaio tenha objetos e referências que fazem parte do universo da criança que irão fotografar. Assim sempre será exclusivo!
2. Imagine e planeje antes os resultados que desejam. Não parem antes de consegui-los.
3. Abuse da criatividade e faça um “Brainstorm” sem medo, porque das coisas mais inusitadas podem surgir as melhores ideias. Crianças são assim!
4. Entenda quais os elementos de composição irão passar a mensagem que você busca.
5. Transforme alguns desses elementos em padrão. Assim criará seu estilo que estará presente nos outros ensaios, por mais que cada tema seja diferente.
6. Faça com que a criança se surpreenda com os objetos e locais escolhidos.
7. Tenha um grande baú de coisas que as crianças gostam. Assim, elas sempre ficarão encantadas. Quando elas se identificam com você através dos brinquedos, é o melhor momento!
8. Entre no mundo deles sem medo de parecer “bobo”. Seja criança outra vez!
Para conhecer mais desse projeto, por favor, visite nosso site.

Texto e fotos: Cris Dal Cero

Site:
Cris Dal Cero


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

2 comentários sobre “08 dicas de como conduzir ensaios infantis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *