Categorias:

10 Dicas Infalíveis para Diagramar seu Álbum

Foto por Fernanda Suhett
Foto por Fernanda Suhett

Todos nós sabemos que fotografar é apenas parte do processo. Ainda devemos ter muita criatividade para elaborar e diagramar nossos álbuns.
Então para este momento tão especial, reunimos esta semana no Blog Outstanding as dicas de Aline B, que está entre as mais criativas diagramadoras e designers de álbum do Brasil.
Mas é bem capaz que você já tenha assistido alguma de suas palestras nos maiores congressos de Fotografia de família e newborn.
Com vocês Aline B

10 Dicas Infalíveis para Diagramar seu Álbum

Como é incrível o avanço tecnológico que temos hoje em dia. Você fotografa e já está com as fotos em mãos e pelas instax você já está com a foto impressa em mãos. Fico feliz com esse avanço tecnológico que possibilita termos a foto ali, no mesmo instante que ela foi tirada.

Quanto era um recém-nascido, ou vamos mais adiante, quando tive a minha festa de primeiro aninho, minha mãe esperava semanas para ter a minha foto impressa. A facilidade para vocês fotógrafos é incrível, eu, por exemplo, não tenho nenhum foto minha de recém-nascida (há uns 27 anos atrás), não tenho nenhum álbum bonito com as fotos do meu primeiro aninho, as fotos estão guardadas naqueles albinhos que a loja de revelação dava, geralmente com o logo da empresa impresso na capa.

Foto por Aline Zanella
Foto por Aline Zanella

Vivemos no momento do instante, onde temos tudo ao nosso alcance. Bebê com a pele vermelha? Usamos o lightroom para “arrumar esse problema” e se o bebê tem brotoejas na pele? Ou estrias na barriga da gestante? Photoshop!
Vocês já pensaram em como era a vida sem essas modernidades para nos ajudar no dia a dia, creio eu que muito mais difícil!

Bem, vou me apresentar: Meu nome é Aline Budzyn, porém, mais conhecida como Aline B. Sou diagramadora de álbuns fotográficos e parte do meu público são gestantes, newborn e crianças e eu amo fazer os álbuns, pois, vejo o quanto a criança é sortuda em ter seu álbum impresso que vai durar em torno de 100 anos!

Imaginem esse bêbe, já pai ou mãe de família, daqui a alguns anos mostrando seu álbum newborn para o seu filho, ou até mesmo ficar comparando o quanto eles são parecidos…

Temos que ter consciência que esse álbum durará mais do que imaginamos e por isso devemos elaborar a diagramação como sendo atemporal.

Foto por Marcia Beal
Foto pot Marcia Beal

Deixemos aos elementos de estilo de tratamento da imagem e ao estilo de vestuário usado, dizerem em que época se passou.

Sempre legal lembrar, para quem diagrama álbuns, colocar datas.

Se for um newborn, além da data, coloque hora, peso e altura do bebê.

Se for gestante, coloque também quantos meses a mãe estava no período do ensaio.

Se for aniversário infantil, coloque a data que foi realizada a festa e também quantos anos.

Eu tenho plena certeza que no futuro, esses pequenos detalhes vão fazer a diferença. E tenho mais certeza ainda, que esses álbuns ficarão como herança para a família.

Foto por Emily Almeida
Foto por Emily Almeida

Eu tenho 10 dicas para diagramação de álbuns que gosto de seguir:

01. Seja simples. Essa é uma das maiores dicas que eu posso dar. Já dizia o grande mestre Leonardo Da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.
02. Identidade do álbum. Fazer álbuns que tenham identidade e unidade do início ao fim é o trunfo principal! Se você usar os mesmos espaçamentos, tamanhos de fotos, mesmo tratamento e estilo, você terá o melhor álbum do mundo.
03. Estude sempre! Hoje no Brasil, ainda não temos tantas informações sobre diagramação de álbuns, por isso, procure sempre a base no design. Estudar conceitos e aplicações para ter a sua foto melhor visualizada no álbum faz toda a diferença.
04. Tenha conhecimentos sobre tipografia. A tipografia não é o principal do álbum, mas você deve manter a identidade do álbum que citei no item 02. Então escolha as fontes condizentes.
05. Procure bons fornecedores. Gente, não vá apenas pelo que é mais barato. Pesquise e teste!
Fazer boa diagramação é 60% do processo, os outros 40% dependem de boa encadernação, acabamento, bons materiais e impressão. Fique atento!
06. Não crie álbum monótono. Álbuns são visto por anos e anos, se você criar layouts parecidos durante todo o seu álbum, ele ficará monótono e o álbum ficará esquecido. Seja dinâmico.
07. Compor com carinho. Diagramação de álbuns não é só jogar as fotos em layouts que você acredita ser interessantes.
Diagramar é pensar e compor. Lembre-se sempre disso.
08. Se a capa for fotográfica, fuja sempre do óbvio. Muitas vezes compramos o livro pela capa, não é mesmo?
Então sua capa tem que chamar a atenção.
09. Invista em apresentação. Procure softwares de aprovação de álbum, embalagens e materiais de entrega. Ter o lindo álbum com ótima pós-venda é tudo. Afinal, você quer que seu cliente saia falando de você para todo mundo, certo?
10. Mantenha-se sempre atualizado. Novas tendências, cores, materiais, impressões, laminações, maneiras de cuidar do álbum. Mas nunca esqueça: Esse álbum é para a vida toda! Faça sempre a diagramação atemporal e que seja do jeitinho do seu cliente.

 

Texto e fotos: Aline Budzin

Site: AlineB.


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *