10 dicas que o fotógrafo newborn jamais pode esquecer

William Espósito

Acredito que não haja nada importante em nossas carreiras do que ouvir dicas e instruções dos mais experientes.
Esta semana trazemos 10 dicas do William Espósito, fotógrafo premiado internacionalmente, palestrante nacional e internacional, já fez parte do quadro de Juízes do Outstanding Maternity Award.
Aproveitem!

Agora com vocês William Espósito…

10 dicas que o fotógrafo newborn jamais pode esquecer

Para o fotógrafo de recém-nascidos a principal preocupação deve ser em primeiro lugar a segurança do bebê.
O dever do profissional sério dentro deste mercado é mostrar também aos pais destes pequenos como aquela imagem foi feita.

É obvio que os fotógrafos já conhecem bem essas técnicas, porém os pais não, então cabe a nós mostrarmos a responsabilidade e o profissionalismo ao executar o que aparentemente parece ser apenas mais um “simples clique”.
Nos últimos 3 anos, houve grande explosão no mercado da fotografia newborn, onde a demanda aumentou e vários profissionais adentraram este incrível e magnífico universo, porém alguns conhecimentos básicos, muito cuidado e amor de sobra, são ingredientes essenciais para o bom resultado. Obviamente aliado a técnicas de edição que garantirão a segurança desses pequenos que tem apenas dias de vida!

Muitas vezes os pais chegam ao estúdio, com ideia fixa que querem “tal pose” ou “aquela outra pose” de seus bebes, porém, sempre digo que quem manda na sessão é o bebe, tudo depende dele, você nunca deve prometer. Deve sim se esforçar ao máximo em atender aos desejos desses pais, mas reforçando que todo o ensaio newborn quem define é o próprio bebe.

Nunca mate os sonhos desses pais, dizendo que você não fará o ensaio porque o bebê tem alguns dias a mais daqueles que convencionalmente temos como base para este tipo de ensaio, com algumas técnicas você conseguira poses incríveis e os pais ficarão eternamente agradecidos.

Alguns cuidados devem ser tomados com antecedência ao ensaio, para que tenha resultados mais satisfatórios, como por exemplo uma lista de alimentos que o bebê deve evitar cerca de 72 horas antes do ensaio, deixar para amamentar o bebê assim que chegar ao estúdio, ambiente aquecido e aconchegante para receber os pequenos.
O ensaio newborn pode durar aproximadamente 4 horas (ou mais), tudo depende desses fatores e principalmente do bebê.

Com o tempo aperfeiçoamos a técnica, a transição de poses, a compor cenários incríveis, a combinar cores harmoniosas e criar seu próprio estilo, mas o melhor é sempre continuar estudando, desafiar seus limites. Nos Workshops que já ministrei, inclusive nos Estados Unidos, sempre incentivei os alunos a errarem, pois, com os erros é que aprendemos, porém… Tratando-se de recém-nascidos não cabem muito espaço para erros, afinal você esta lidando com frágil bebê que tem apenas de 4 a 12 dias, na maioria das vezes.

Estude sobre iluminação, faça cursos de edição de imagem, assista vídeos de outros trabalhos fora da área de fotografia de bebês e aprenda com isso. Desafie a si próprio enviando suas fotos para o Outstanding Maternity Award (é muito recompensador, importante e um diferencial enorme ter suas fotos premiadas). Essa mistura incrível de suas vivências e experiências forjarão o profissional que você deseja ser.

A vontade, a perseverança e o ir adiante é que nos move. Pense nisso !!!

William Espósito

As 10 dicas são:

1. A formação acadêmica deve permitir gerar um negócio com embasamento técnico e totalmente volta aos conceitos de CRM.
2. Nunca se apaixone pelo seu projeto a ponto de ver ao redor. Veja além de sua paixão, planejamento de marketing são importantes para o seu negócio.
3. Preocupe-se com a otimização de tempo no ensaio Newborn. Manter o bebê dormindo está associado a isto. Em meus DVDs irei ensinar como manipular o bebê o mínimo possível, sem deixar de oferecer excelentes fotos aos pais.
4. O processo criativo deve ser pensado com antecedência. Pesquise, treine o olhar até este processo ser orgânico.
5. Dedique-se, especialize-se e busque a visão de outros profissionais para formar a sua.
6. Valorize o conhecimento de fotógrafos que já estão a mais tempo neste mercado. Eles já enfrentaram muitas coisas e tem muito a dividir.
7. Tenha consciência da responsabilidade que é manipular um recém-nascido e registrar para a família este momento único na vida daquele ser humano.
8. Tenha cuidado, calma e paciência, pois, tudo afeta o bebê na hora do ensaio, o nervosismo dos pais e dos parentes, enfim… Seja você o ponto de equilíbrio.
9. Saber que seu papel é crucial e importante na vida dessas pessoas, uma vez que, terá a capacidade de congelar o tempo… isto deve fazer você muito feliz.
10. Não deixe de participar de grandes eventos, feiras fotográficas e do Outstanding Maternity Award, que pode levar seu trabalho a outro nível e você ser reconhecido pelo publico mais importante: SEU CLIENTE!

 

Texto e fotos: William Espósito

Site: William Espósito


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

3 comentários em “10 dicas que o fotógrafo newborn jamais pode esquecer”

  1. Muito bom!!!!
    Conheço o trabalho do Fotógrafo William Espósito…
    E também sei de todo carinho e cuidado com que ele realiza o seu trabalho.
    Pra mim, receber dicas dele é de grande importância, pois cada dica seguida é um passo na certeza de que o trabalho vai dar certo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *