8 Dicas Incríveis para Ensaio Gestante Subaquático

As flores de Mariah Flor

Mariah Flor
A idéia inicial era fazer um ensaio com o tema “Pin Up Subaquático”. Dias antes, estávamos no meio das decisões de figurino e make, quando a mamãe me pediu pra usar esse look já me explicando o por quê. Eu, que amo foto com história, não tinha como negar essa “escapada” no estilo definido… A flor de cerejeira, estampada na camisa, havia inspirado o nome dessa riqueza preservada lindamente em seu ventre. “Mariah Flor”, como sua fonte de inspiração, simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. Ela chega para trazer um novo perfume, novas cores, beleza e alegria à sua progenitora após uma fase difícil de sua vida.

Mariah_flor_out_2

Olhando para a imagem, não podemos imaginar quantas vezes essa pose foi repetida, quanta água entrou no nariz da modelo (rs) nem o tanto que repetimos o movimento de afundar e voltar à superfície. A fotografia subaquática exige esforço e técnica, especialmente com gestantes, que demandam mais atenção com relação à saúde e segurança.

Mariah_flor_out_3

Baby (a mamãe modelo) foi excelente! Foram 3h de ensaio que renderam imagens maravilhosas! Mas, ao sair da piscina, considero que o meu trabalho estava apenas 50% concluído, pois ainda havia um longo caminho a ser percorrido: seleção das fotos, tratamentos iniciais no LR (balanço de branco, equilíbrio de cores, contrastes) e finalmente algumas camadas de Photoshop para chegar nesse resultado, desmembrando o próprio fundo da piscina, aplicando filtros e texturizando para que a foto tivesse encontro com “a pintura” que a própria água proporciona no reflexo.

Mariah_flor_out_4 Mariah_flor_out_5

Picasso disse certa vez que “a fotografia chegou na hora certa para liberar a pintura”, e o mestre tinha razão. Como amante da arte, o que me encanta em fazer e aprender a cada clique na fotografia subaquática, é percorrer com a imagem esse caminho inverso.

Mariah_flor_out_6 Mariah_flor_out_7

E por estar percorrendo este caminho, gostaria de recomendar na fotografia subaquática que:

  1. Não fotografe em águas muito turvas, fica impossível encontrar o foco e um equilíbrio no desfoque natural causado pelas partículas na água.
  2. Caso não use luz artificial, aproveite o meio do dia, quando a luz é mais forte, não importa se estiver nublado, mas lembre-se que os raios de sol também dão um efeito maravilhoso.
  3. Defina com antecedência o figurino, a hora voa e a luz do dia passa, ficar escolhendo na hora provocaria atrasos.
  4. Preze pela segurança, sempre! Fotografe gestantes mediante autorização médica! Converse com a modelo sobre isso. O esforço é grande, é divertido e nem vemos o tempo passar, mas o corpo sente depois.
  5. A maquiagem deve ser à prova d’água, make comum escorre e borra tudo. Procure maquiadoras profissionais que trabalhem com bons materiais e fixadores (conheço algumas).
  6. Use uma lente grande angular, ela te permite chegar mais próximo da modelo (reduzindo a falta de nitidez), mas fique atento na fisheye, ela pode distorcer muito a imagem, se o intuito não for esse efeito, evite. Nesse ensaio usei uma Nikon D5200, com lente 18-55 sem dome.
  7. A segurança do seu equipamento também deve ser estudada. Eu protejo minha câmera com uma capa de látex da Outex. Ela possui flexibilidade, um excelente visor ótico e a autonomia que preciso para mergulhar em águas não muito profundas. O segredo para não arriscar o equipamento é realizar manutenção na capa a cada ensaio, trocar periodicamente a parte de borracha da capa e “vestir” sua câmera sempre como se fosse a primeira vez, sem vícios.
  8. Não se esqueça do antiembaçante no seu óculos de natação, protetor solar e bons cliques!
Foto e texto: Thalita Bottari
www.thalitabottarifotografia.com
Modelo: Barbara Wallery

Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

9 comentários em “8 Dicas Incríveis para Ensaio Gestante Subaquático”

  1. muito legal adorei faco fotos subaquáticas tambem e não tem muito tempo mas estou curtindo muito e sempre eh um desafio novo… valeu veja no meu insta @leomayrinckphoto

  2. Amei. Sou iniciante e esse texto esclareceu muita coisa. Ótimo texto. teve clareza e objetividade. Obrigada por compartilhar. Sucesso sempre!

  3. Estava super a fim de fazer o curso, mas disseram que a D5200 e a D90 com a lente 18:55 não serviam pra esse tipo de ensaio. Muito bom! Todas as fotos foram com D5200 e 18.55?

  4. Pingback:8 Amazing Tips for Pregnant Underwater Session - Outstanding Award Blog

  5. Pingback:38+ Ideias de Ensaio Gestante Aquatico – Mamães e Bebês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *