Ana Paula Costa
Categorias:

Como criar fotos mágicas!

Imagem do avatar de
Publicado por Ana Paula

“As minhas imagens fazem parte de mim, eu me vejo em todas as fotos que faço. Realizo-me com cada gestante e seu mundo mágico. Entrego meu olhar para retratar aquela emoção, que vai durar para sempre.”
Com essas incríveis palavras da Ana, começamos o blog desta semana. E que texto, amigos!
É pura adrenalina do começo ao fim. E que história, amigos!
Ana está entre as fotógrafas com mais prêmios internacionais do Brasil, desde nossa 4ª temporada a Divina Foto (Ana e Leonardo VS) vem se destacando impecavelmente, o que rendeu o convite para fazer parte de nosso quadro de juízes 8ª temporada.
Desfrute muito de tudo que a Ana trouxe para nós.
Leia a outra matéria da Ana aqui: O quanto significa ter sua foto premiada

Como criar fotos mágicas!

 

Ana Paula Costa

A minha história com a fotografia começou logo cedo, mas foi em 2014 que tudo passou a se conectar para que eu pudesse realizar minha paixão e exercer minha profissão. Falar desta minha profissão hoje é falar da minha alma!

Não estar conectado com seu talento, é não viver dias de glória!

A caminhada tornou-se mais direcionada e estimulante quando encontrei meu esposo Leonardo VS, que procurava uma fotógrafa com um olhar muito especifico, ricos em detalhes, com um olhar feminino para fotografar junto dele seus casamentos. E assim, além de encontrarmos um ao outro como parceiros para fotografar, encontramos um no outro verdadeiros companheiros de vida! Juntos formamos a Divina Foto e a nossa linda família.

Cerca de 85% de nossos trabalhos são executados utilizando-se o recurso da luz natural. Entendemos que a luz e a sombra fazem parte das emoções. Quando a sombra é retirada por uma luz complementar, ela perde um pouco de vida natural. Principalmente em fotografias externas com gestantes e famílias. O nosso estúdio atende somente os bebês em sessões newborn com seus pais e mesmo assim, temos essa linda janela onde exploramos bastante a luz natural.

 

Ana Paula Costa

 

Sobre os tratamentos empregados nas fotografias de gestante, especificamente, são utilizadas várias técnicas de sobreposições de camadas, dodge and burn, separações de frequências dentre outras.

São retiradas todas as imperfeições. Por vários motivos: Nenhuma mulher gosta de ver suas estrias, celulites, gordurinhas indesejadas nas fotos, principalmente se ela está pagando por isso!

A lente que utilizo na maior parte dos ensaios é a 50mm 1.4, isso torna minha coleção de imagens mais íntima.

Uso tecidos como parte dos figurinos, para dar a leveza que vejo nas gestantes e valorizar todas as curvas.

Essas peças são neutras e complementam todo aquele estado mágico. Permite-nos concentrar nos detalhes, emoção, sentir o vento em movimento e toda a leveza de ser gestante.

O objetivo é entregar um trabalho impecável e totalmente lúdico.

Minha edição não tem muito segredos, a base é, entre tons quentes para criar uma “atmosfera” na minha imagem! Algumas vinhetas, luz e sombra para destacar o volume.

 

Ana Paula Costa

Ana Paula Costa

 

1 – Você nasceu para dar frutos!
Talvez seja a nossa incapacidade de usar este princípio! A única maneira de atingir a excelência em trabalho é amar o que você faz e entender por qual motivo você veio ao mundo. Se você não encontrou o que ama verdadeiramente para trabalhar, continue procurando. Não se acomode. Como todos os assuntos do coração, você saberá quando o encontrar.

2 – Ninguém gosta de sair feio na foto!
Você não quer que seu cliente questione isso! Faça com que ele tenha outra visão. Mais de 80% deles se consideram os menos fotogênicos. Entender os melhores ângulos do seu cliente, como a luz se comporta ao tocar sua pele e utilizar a direção de pessoas de forma mais dinâmica, lhe renderá resultados fantásticos. Não custa ser caprichoso! Seu cliente vai amar o carinho e vai amar fazer ensaios com você. Não é questão de apologia à beleza, de fazer plástica digital, ou de construir outra pessoa na foto.

3- Luz Natural. Porque não?
Muitos profissionais amam e outros nem tanto. O fato é que sua fotografia precisa ter estilo próprio. Para mim, a luz mais linda é a natural. Gosto da forma como ela se projeta nas pessoas e objetos, quando passa através das copas das árvores ou por uma simples cortina na janela da sala. Gosto do contorno que ela exerce quando encontra seus relevos, gosto do volume e sentimentos que ela proporciona à imagem. Temos que só observar por onde ela passa e posicionar bem a pessoa, para cair como uma segunda pele de brilho.

4 – Seja profissional!
Para mim, ser fotógrafa vai muito além de somente comprar a câmera e clicar. É preciso que você se especialize, conheça seu equipamento, desenvolva sua técnica e por último, mas muito mais importante do que qualquer princípio, conheça a luz. Sem ela, nunca existiria fotografia.

5- Quer ser fotógrafo de pessoas?
Respeite a vida, seja humano, seja cortês, tenha paciência, esteja preparado para dormir tarde, acordar cedo, seja honesto, não seja tímido e não seja arrogante!

6- Mostre seus trabalhos!
Em pleno século 21, onde todos estão conectados é necessário que você tenha seu site bem organizado, de forma objetiva e de fácil navegação para o seu cliente. Ele será sua maior vitrine! Facebook, Instagram e outras redes sociais funcionam muito bem também, mas se você quer ser considerado aquele profissional transparente e confiável, ter um belo site é indispensável. Ainda sobre as redes sociais, seja grato àqueles que te seguem! Simpatia abre portas.

7- Invista em você!
Invista em conhecimento, portfólio, cursos, livros, participe do Outstanding Maternity Award… Encontre caminhos para se destacar no mercado, faça que seu trabalho seja mais valorizado, mesmo que seja esteja em início de carreira.

8-Faça sempre mais do que prometeu!
Isso demonstra que você não faz só o que te contrataram, você sempre supera expectativas! Doe-se!
Nessa profissão, temos que exercer inúmeras atividades: Psicólogos, vendedores, retocadores de imagens, designers, figurinistas, além de administrar a parte pessoal e financeira. Portanto, esteja disposto, você será colocado à prova o tempo todo.

09- Capture a essência!
Para concluir, fotografar gestantes é saber fazer a leitura daquela mulher em estado de transformação, gerando seu filho!

Ela quer sentir-se linda. Então sugira que ela se produza de maneira a exaltar todos os seus pontos fortes.
Aquela boa maquiagem e cabelos bem preparados fazem toda a diferença neste momento. Faça com que ela se sinta à vontade e revele toda sua beleza.

 

Texto e fotos: Ana Paula Costa

Site:
Divina Foto


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *