Categorias:

Então é Natal

Deise Lennert

Então é Natal

Sou Deise Lennert, fotógrafa por paixão.
Amo transmitir através do meu olhar os pequenos detalhes
deste mundo onde ninguém “tem tempo”
Amo a sensação incrível de passar sensibilidade e amor
das pequenas e grandes coisas da vida
Amo arrancar suspiros
Acelerar o coração
Emocionar
Divertir
Fazer rir e chorar
Trazer à memória
Eternizar momentos que serão ainda mais importantes
a cada ano que passar.
Momentos que farão a diferença na vida das pessoas
A importância e a responsabilidade que me são dadas
quando através do meu olhar serão arquivadas
suas mais belas recordações
Amo entrar de mansinho
fazer a diferença.
Transformar o que é ensaio, o que é aniversário
em momentos únicos e especiais

Deise Lennert

Então é Natal….e com ele novos desafios.

Quem acompanha meu trabalho sabe da minha paixão por ensaios temáticos, mas também do meu direcionamento cada vez mais forte para o estilo lifestyle.

Mesmo com toda correria do dia a dia acabei cedendo a alguns pedidos de minhas mamães e resolvi dar uma pausa e me entregar aos tão conhecidos ensaios de Natal. E por amar tanto esta comemoração, reservei 3 dias para recebê-los preparando com muito amor e carinho um cenário com jeitinho de Natal.

Foi gratificante rever as famílias, ver as crianças já maiores, jeitinhos diferentes e fazer novos amigos também…

Já no primeiro dia percebi o quanto estava valendo a pena ter parado e participado de alguma forma do natal dessas famílias. Foi tão bonito ver papais conseguindo participar junto com seus filhos, ver as mamães deixando de lado atarefadas rotinas para organizar tudo para o ensaio. Ver toda empolgação e dedicação dada aos filhos nesse dia, tanta troca de carinho, tanto amor…

Deise Lennert

Não há como estar atrás das lentes e não se envolver com tanta intensidade e energia positiva que emanavam no estúdio… é tudo tão intenso… tão poético, eu diria.

Na pausa entre os ensaios, percebia o quanto estava me fazendo bem aqueles momentos divertidos com as famílias. Fazer parte daquele momento, sentindo a importância que estavam dando para cada segundo em frente minha camera.
Todo o amor sentido, abraços, beijos, palavras de carinho entre pais e filhos, olhares, tudo permeava aquele espaço e nos preenchia. A cada sessão terminada sentia- me muito feliz e realizada. Cansada sim, de fato, mas ainda muito feliz!

Deise Lennert

Mas claro, nem tudo são contos de fadas , ou seja de Natal…rs… Existem detalhes que precisam ser ditos e que fazem toda diferença (não são regras, mas, somente minha forma de trabalhar).

Não necessariamente nesta ordem e valor.

1. Faça com amor e por amor, se for pelo dinheiro, nem comece.
2. Reserve alguns dias para o ensaio e dedique-se a isso. Todo ensaio demanda tempo e entrega. Se voce não estiver de corpo e alma presentes, saibam que seus clientes perceberão.
3. Tenha paciência e jeito com as crianças. Elas estão num ambiente diferente, com muitas informações e com seus pais ansiosos pelas fotos. Criança sente tudo. Algumas crianças levarão mais de 15 minutos só para estar a vontade no cenário. Colocar o gorro de papai noel ? Essa é uma segunda etapa.
4. Vá com calma nos adereços! Criancas (a grande maioria) não gostam de acessórios, gorros e roupas cheia de babados. Inclusive a famosa saia de tutu que pinica demais (e eu amo!! … rs…)
5. Sinta até onde você pode ir! Sinta, sinta, sinta… fotografia é sentimento, é estar de olhos e coração bem abertos para captar o que está além do que você está vendo. A criança não gosta de gorro de papai noel? mas você preparou inúmeros tamanhos e modelos? Esqueça! Não insista. Mais vale criança feliz transbordando alegria do que criança chorando com o gorro na cabeça. Nesta hora é muito válido a sensibilidade do fotógrafo em perceber o quanto a criança está se mostrando segura no espaço. Se ela tem medo de algo que você – com muito cuidado e carinho – colocou no cenário, tire! Não exite! Ou ela não ficará solta o suficiente para boas e verdadeiras fotos.
6. Não controle demais a criança! De tempo para que explore o lugar, até o ponto que ela fique a vontade.
7. Tenha o roteiro em mente (por exemplo: pai com filho, filho sozinho, etc) mas prepare-se para o plano B. Existem crianças que precisam começar no colo dos pais para depois se soltar, tem outras que precisam de espaço para descobrir o novo ambiente sozinha. Você precisa orientar os pais nesta hora, pois, costumam ficar ansiosos e querem todas as poses que estão na cabeça nos primeiros instantes do ensaio.
8. Os últimos minutos, na maioria das vezes, serão sempre os melhores. No início os pais ainda estão tímidos, a criança com receio e você ainda não fez a leitura da família. Após 30 minutos aproximadamente, tudo já estará funcionando (nenhum ensaio meu terminou antes de 1 hora). Precisamos respeitar o ritmo da criança, dar intervalos, conversar com a família e respirar!
9. Prepare aquela mesa com bolachinhas, suco e café. E quem sabe até o bolinho feito em casa. Este toque especial, além de demonstrar a importância e o carinho que você tem com as famílias, mostra seu cuidado com aqueles que porventura podem vir direto do trabalho para o ensaio.
10. Passe tranquilidade para a família. Escute-os. Ajude na escolha da roupa, nos acessórios que eles trouxeram, pois, é bem comum chegarem com muitas opções.
11. Perceba o momento de interagir e dirigir e o momento de deixar rolar… nada é mais constrangedor do que fotógrafo que só está preocupado em captar imagens “dignas de Pinterest” e cortar aquele instante que surgiu espontaneamente, aquele momento verdadeiro de família, de risadas, de olho no olho, do jeitinho pessoal que cada família tem. Na minha seleção de fotos essas sempre terão mais estrelas. Aquelas que talvez o enquadramento não ficou perfeito, mas o sentimento de amor puro e verdadeiro estão ali estampado: a famosa foto sem legenda!
12. E a foto sem legenda, é a que você deve enviar para o Outstanding Maternity Award.
13. Equipamento não é tudo mas é importante! Não gosto de flash, por isso escolho lugares com muita luz natural e sou adepta 100% de lentes fixas com aberturas inferiores a 1.8 (o que me garantem desfoque e cor especiais). Com crianças o menos é mais. Nada de rebatedor, leds, essas coisas que tiram ainda mais a atenção delas.
14. Novamente reforço que as melhores fotos são aquelas feitas com o coração. Nunca esqueça o verdadeiro propósito de tudo, seja um pouco deste Natal levando amor e paz para as famílias que escolheram você para esse momento! Que seu tempo seja especial para cada família. Todos precisamos desse tempo juntos!

E por fim, ao concluir o desafio de Natal com sucesso… e de três dias intensos, me dei conta de quem realmente saiu presenteada fui eu. Amei cada momento!

 

Texto e fotos: Deise Lennert
Site: http://deiselennertfotografia.com.br/

Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *