O quanto significa ter sua foto premiada?

Entre consolidação absoluta do Outstanding Maternity Award como a maior premiação mundial de família e maternidade e sua criação em 2014, tivemos muitas histórias para contar e muitas alegrias compartilhadas.
Para ajudar muitos fotógrafos, falamos nesse artigo sobre curadoria fotográfica e quanto uma fotografia pode significar para você.
Nossa conversa foi com a Ana Paula da Divina Foto sobre sua foto premiada em nossa 4ª temporada.
Começamos com as palavras da Simone, mãe da Manuela.

O quanto significa ter sua foto premiada?

“Muitos e muitos anos depois do início desde sonho… estou eu grávida e era uma mocinha…

Pronto!

Pesquisei na internet incansavelmente, vi muitos fotógrafos e avaliei muitas fotos até encontrar o Divina Foto que tem esse projeto incrível para gestantes: o GraviDivina.
Vi no facebook de outra colega grávida e logo entrei no site. Eu consegui ver emoção nas fotos, descobri que era o que eu queria… o atendimento atencioso e carinhoso da Ana fez toda a diferença. Senti-me em casa! Parecia que a conhecia há anos…

A recordação deste momento, a foto foi premiada e a Ana com seu jeito especial… tudo isso merecia ser contando.

Quando a Manuela for adulta poderá ver no rosto da sua família o amor com que a esperávamos, mesmo antes de ver seu lindo rosto.
E nos sentimos orgulhosos junto com a Ana por esse importante prêmio internacional.

Obrigada por eternizar nosso momento.”

 

1. Conte um pouco sobre a família e como idealizou a foto

Uma Família linda… O pai Eder (com o título de pai herói), a Simone (mãe coruja e muito grudada com os filhos e marido), o Raul (irmão mais velho e com 10 anos, super ansioso para conhecer a irmãzinha que sempre sonhou ter).
Todos eles à espera de Manu.

Como uma corrente, nossos clientes chegam sempre por indicações ou por conhecer nosso trabalho em perfis de amigos. Não foi diferente com essa linda família!
Essa foto premiada no Outstanding Maternity Award revela bem a essência dessa família: São extremamente grudados, apaixonados e vivem em plena harmonia.
Eles queriam um retrato que os ligassem à Manu, que ainda estava na barriga.

Pensei em usar somente um tecido vermelho, para contrastar a pele clara e ressaltar o amor dessa família. Pedi ao Eder e ao Raul que retirassem suas camisas, assim nenhum elemento roubaria a cena. Queria somente a essência dessa feliz espera. Pedi que deitassem na grama e alinhei cada rostinho. Pedi que fechassem os olhos e pensassem no rostinho da Manu!

Foi assim que está foto surgiu.

2. Como foi sua relação com a família?

Simone e eu conversamos muito, ela é romântica como eu, a nossa relação era muito próxima desde o primeiro atendimento, trocamos muitas mensagens e eu já sabia tudo sobre eles.
Sabia de cada detalhe, sentimento e elementos fortes que usaria na sessão.

Sempre digo: Conhecer o cliente faz toda a diferença. A essência só é transmitida quando conhecemos a fundo os nossos clientes. Algo que você tem que sentir.

3. Conte como a premiação foi importante para você tanto do lado profissional quanto pessoal

Falar de um sonho sempre é muito bom.

Sonhei com este concurso dia após dia, esperei muito por este momento. Mais do que importante, este concurso representa para mim a grande confirmação do meu coração.
Agora sim! Estou fazendo o que fui predestinada a fazer neste mundo: eternizar com meus olhos a história de alguém.

Escrevo isto com os olhos cheios de lágrimas, pois, como profissional, este prêmio no Outstanding Maternity Award significa muito para mim. Foi sempre meu sonho ter esse reconhecimento internacional.

Sem sombras de dúvidas que esta premiação irá mudar ainda mais a minha história e irei lembrar-me disso por toda minha vida, inclusive em palestras que um dia irei ministrar pelo mundo. Tocou-me profundamente, pelo lado pessoal, ver o meu nome entre os vencedores deste ano! Uau… Gratidão!

Ana Paula - Divina Foto

 

4. Porque justamente essa foto?

Escolhi justamente essa foto por um único motivo: Amor!
Família, além de ser projeto de Deus, foi sempre minha maior paixão. Então, tornou-se o projeto mais estimado de minha carreira.

Essa foto me toca muito, porque no dia do ensaio houve muitas emoções. Com este peso emocional, escolhi esta foto para ser vista pelo mundo todo.

Acredito que esta premiação veio justamente pela emoção que ela transmite, pois, acreditei que como me tocava, poderia tocar outros.

5. Como faz a curadoria de seu trabalho para separar para o concurso?

Faço a curadoria avaliando foto por foto. Quando tenho dúvidas se ela é realmente uma foto que transmite emoção, passo ela para o preto e branco, para enxergar aquele “algo mais”.

Quero ver somente o que a foto passa quando ela não tem cores chamando e o quanto chama minha atenção. Depois que ela passa pelo meu crivo, escolho o modo que ela vai contar a história, colorida ou Preto e branco.

Às vezes nem sabemos que temos fotos lindas. Somos distraídos! Avaliar foto por foto é muito importante, só assim verá onde está errando ou quando a emoção não é transmitida. Com a ansiedade, correria do dia a dia, descartamos fotos incríveis sem ao menos avaliar as emoções implícitas.

Nunca deixe alguém fazer isso por você! Ninguém melhor do que você mesmo para saber onde estão as emoções de suas fotos. Trate-as com bastante amor e atenção. Assim terá grandes surpresas e aprenderá muito com elas!

 

Texto e foto: Ana Paula
Site: Divina Foto


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

5 comentários sobre “O quanto significa ter sua foto premiada?”

  1. Simplesmente. Divino.. se vê neste trabalho não a busca da fama.. mas. O contato ..o carinho.. e a emoção de estar e fotografar uma família a espera de uma vida nova que irá nascer.. lindo trabalho.. Ana Paula e Leonardo vs estão de parabéns!!

  2. Blog Outstanding. Olá! Gostaria de mais inomações sobre como enviar meus trabalhos. Desde já agradeço!
    Nara Mello

  3. Pingback: As vantagens de ter sua foto premiada. - Outstanding Maternity Award

  4. Pingback: Como criar fotos mágicas! - Outstanding Award Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *