Paleta de Cores e sua importância em ensaios newborn

Assim como no cinema e em nosso dia a dia profissional, a combinação harmoniosa das cores transforma e dá sentido às mensagens.
Essa semana a Cris nos fala sobre importância das cores no ensaio newborn.
Boa leitura!

 

Paleta de Cores e sua importância em ensaios newborn

 

Eu sou Cris Custodio, fotógrafa e proprietária do Estúdio Visão Fotográfica, em São Paulo.
Há cinco anos comecei fotografando famílias e há três anos me especializei em fotografia Newborn. Hoje além de fotografar, ministro workshops de Newborn e aulas de tratamento de imagens neste segmento.
Vou falar deste assunto apaixonante: A importância da paleta de cores na fotografia.
As cores estão diretamente relacionadas com nossas emoções e sensações, tanto que em nossa cultura o branco simboliza paz e pureza, e o preto simboliza luto, ou mesmo elegância, quando associado ao mundo da moda.
É imprescindível que o fotógrafo compreenda como conseguir a harmonização de cores em seus trabalhos

Cris Custódio

Como é que nós podemos trabalhar as cores em nossos ensaios, principalmente na fotografia Newborn, que é este universo de extrema delicadeza?
É possível trabalharmos com as cores de diversas formas, usando desde a paleta monocromática, até a paleta de cores complementares duplas.
Mas, o que significam estes termos?
O círculo cromático é referência que mostra as cores primárias, as demais cores que surgiram e como todas elas se relacionam ou podem se combinar, permitindo a criação de composições harmoniosas.
O círculo cromático também é excelente guia, especialmente para compor o fundo fotográfico, roupinhas, mantas, props e outros acessórios (então, muita atenção na hora das compras!)
O fotógrafo acaba sendo verdadeiro personal-stylist do recém-nascido e, compreendendo o funcionamento do círculo cromático, agregará beleza e qualidade em seu trabalho. Juntar numa mesma composição cores aleatórias, ainda que todas as técnicas de posicionamento e enquadramento tenham sido praticadas, poderá resultar numa imagem não agradável aos olhos.
Também é preciso considerar se os tons que estamos selecionando é o ideal para o tom da pele do bebê que vamos fotografar.

Cris Custódio

Nesta imagem acima foi usada paleta monocromática (tom sobre tom) que resultou numa imagem que transmite delicadeza, doçura e suavidade. Passeando por nossos outros sentidos, além da visão, o que poderíamos imaginar se relacionássemos esta imagem ao paladar? Para mim esta imagem poderia remete a algodão doce, para outros poderia haver associação com marshmallow… E se a imagem tivesse odor? Provavelmente exalaria perfume doce e suave.
Lembre-se, as cores podem ser intensificadoras de emoções. Que emoção você quer despertar em seu cliente?
O uso do tom sobre tom é simples e dificilmente gera erros.

Cris Custódio

Nesta imagem acima, foi inserido o azul, que em composição com a cor rosa forma a paleta de cores análogas. Estas cores tem inspiração romântica, feminina, agregando mais contraste para a fotografia, o que não observamos na paleta monocromática.
Outra paleta também fácil de usar é a de tons neutros (ótimo para ensaio de meninos).


Foram usados tons terrosos, que transmitem sensação de acolhimento e bem-estar, pois, remetem ao campo e a terra. Além disso, são atemporais.
Então, ao se preparar para o ensaio fotográfico defina o que você quer transmitir com sua fotografia. Converse com seu cliente, descobrindo quais são suas cores preferidas, e quais cores não gosta. Apresente a ele opções de paletas, dentro do seu estilo.
E para quem ainda não definiu o seu estilo, vale buscar inspiração em outros profissionais, mas sempre tentando agregar algo pessoal e não simplesmente ser mera cópia, ok.
Assim, pouco-a-pouco você irá desenvolvendo habilidade criativa e terá sua própria identidade. Lembrando também que sites de moda e decoração são excelentes fontes para buscar inspiração e descobrir novas tendências.

 

Texto e fotos: Cris Custódio

Site:
Cris Custódio Web Page


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

3 comentários em “Paleta de Cores e sua importância em ensaios newborn”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *