Newborn Solution
Categorias:

Sua identidade enquanto fotógrafo

Sua identidade enquanto fotógrafo

Nós do Newborn Solution estamos celebrando a parceria com a Outstanding Maternity Award, e as considerações que vamos fazer agora são decorrentes do que nos uniu, enxergar a necessidade de sair da zona de conforto e se reinventar.
Participar deste concurso de fotografia é agregar valor ao seu trabalho, afinal você precisa mostrar qual o seu diferencial e mostrar ao mundo o seu talento. Isso só ocorre quando o fotógrafo tem referências, estuda, observa, assimila, testa e se aprimora, tanto no olhar quanto na técnica. Essa é uma das propostas do Newborn Solution: te ajudar a ter sucesso em sua carreira.

Newborn Solution

 
Você sabia que o sucesso está diretamente relacionado com a sua identidade?
Sim. É certo relacionar a palavra identidade ao estilo fotográfico ou as características visuais que sua fotografia representa para o mundo.
Mas nós queremos ir mais longe, desejamos este olhar coletivo e não individual de sua arte. Vamos esquecer por um momento do que apreciamos, ou não, em termos de técnicas fotográficas, de linguagem ou de expressões. Vamos refletir sobre o que nos aproxima de outros fotógrafos.

Saber ligar a câmera, apontá-la e ter boas fotografias aos olhos de terceiros, o faz fotógrafo?
Não!
Ter graduação em fotografia torna você profissional qualificado para cair de cabeça no mercado? Não!
Isso lhe torna apenas igual a qualquer outro, certo?

Para ajudar no desenrolar dessa análise, vamos traçar em paralelo outra profissão, a de eletricista.
É difícil encontrar eletricista graduado em engenharia elétrica. Não estamos dizendo que não exista, mas de todos os profissionais que já contratamos nenhum era graduado.
Alguns trabalhavam há anos ou tinham cursos e exerciam somente esta profissão. Outros que faziam ‘’bicos’’, tinham algum conhecimento sobre instalações elétricas e pequenos reparos. Ambos poderiam realizar bons trabalhos.
Porém, ficamos mais seguros em contratar aquele que estudou, tem maior conhecimento, técnica e que exerce a atividade como profissão. Mas você classificaria o que faz “bicos” como eletricista, mesmo ele “quebrando um galhinho’’?

Pensando em outra profissão: o que você diria do médico que para seus estudos após se formar? Que não se preocupa com a inovação do mercado? Não aprende novas técnicas e não renova o seu conhecimento sobre a saúde?
Ele, tem diploma, pode ser identificado como médico, mas o tornaria atrativo para você como profissional? Você recorreria a ele em busca de ajuda porque o preço dele é mais em conta do que aquele que é especialista?

‘’Ah! Mas um médico não se compara a um fotógrafo’’.

Realmente o impacto direto não é o mesmo, um erro médico pode ser fatal. Mas erro de um fotógrafo deixa marcas, cicatrizes emocionais em quem contratou o serviço, porque para ele é importante naquele contexto e momento.
E momentos não voltam, o tempo não para.

Dada, a relevância do trabalho que o fotógrafo exerce, Perguntamos: o que queremos como categoria? A resposta deve refletir sobre o que nos faz fotógrafos.

Temos como atividade profissional a fotografia e a busca por carreira de sucesso. Para percorrer o caminho é preciso muito esforço, sim! O sucesso, não cai do céu. E para isso precisamos nos atualizar, estudar, conhecer o mercado, muitas vezes entender sobre temas como marketing, vendas, e outras tantas atividades que nem fazem parte da fotografia, mas que sem elas não alcançamos os nossos objetivos e metas. É impossível não se envolver com sua profissão.

A palavra identidade significa também a qualidade de ser idêntico ou igual a outro. Ser fotográfico é ter bagagem, e não estamos falando de equipamento, mas de vivência, conhecimento, cultura. O fotógrafo tem que ser diferente e precisa ter coragem. Deve sempre perguntar a si mesmo: qual foi a última vez que me atualizei? Qual foi a última vez que participei de seminários, palestras ou congressos, e concurso?
Acompanho o trabalho de minhas referências e tento estudar suas técnicas ou elas só servem para a minha timeline ficar mais bonita? As críticas que faço sobre o trabalho de outro profissional, são construtivas? O que eu faço interfere positivamente para valorizar o mercado fotográfico perante a sociedade e isso contribui para que o meu trabalho seja reconhecido ou desmerecido?

Analise o mercado e verifique como você está inserido nele. Como você gostaria que o mercado lhe enxergasse? Que tipo de cliente gostaria de ter? Como gostaria que a profissão fotógrafo fosse enxergada pela sociedade?
Agora, com essas respostas em mãos, o que você tem feito para que suas respostas se tornem a realidade? Não se contente. Evolua!

Estamos encorajando você, puxando você para cima, para que repense, mude de atitude, eleja suas inspirações e aprenda com elas. Observe os eventos e as oportunidades perto de você, participe, capacite-se.

Tente, tente, tente! E se precisar… tente de novo… Este é o processo e isso torna você DIFERENTE!
Newborn Solution
Queremos todos juntos!
Nós já nos inscrevemos na 5º temporada do Outstanding Maternity Award.
Dê o primeiro passo, se inscreva também e vem com a gente!

Gabrielle Aine
Lívia Lucas
Alliny Nunes
Renata Oliveira

Conquistadoras de sonhos e idealizadoras do Congresso Newborn Solution.


Newborn Solution - Outstanding Maternity Award

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *