Aquele dia pra sempre

Essa semana decidimos mostrar para vocês que estar atentos às oportunidades, mesmo que pareçam simples, podem te levar daquela foto em família para a conquista de novos clientes e ainda ser premiado pelo Oustanding Maternity Award.
O Joni é o idealizador do projeto Aquele dia pra sempre e o Fotógrafo de Família mais premiado de Florianópolis em 2017 e 2018.
Boa leitura!

Aquele dia para sempre

Joni Pereira

Há 2 anos atrás iniciei o projeto de Fotografia Documental de Família ao qual dei o nome de Aquele Dia Pra Sempre! Essa linguagem fotográfica é recente no Brasil, então já soube desde o início que seria mais difícil a caminhada para captar clientes e mostrar o quanto essa fotografia é rica nos seus detalhes. Pois bem, comecei mostrando o dia a dia da minha família e por sinal continuo fazendo isso até hoje. Isso foi e ainda é grande inspiração para mim, para meus amigos e consequentemente despertar o desejo nos meus clientes.

O que não imaginava é que ao plantar aquela sementinha do Aquele Dia Pra Sempre rendesse frutos tão rápido e com conquistas tão incríveis neste tempo curto. As famílias começaram a abrir as portas dos seus lares querendo que suas histórias e memórias fossem guardadas. O entendimento crescente das coisas simples que acontecem em casa como o simples café com os pais, a hora de acordar ou dormir ou aquele banho da rotina diária. Retratos que irão mostrar como foi um pouquinho da infância e as vivências da família.

E a construção do meu modo de ver a simplicidade da rotina familiar cresce entre erros e acertos, com muito trabalho, pois, é o que a Fotografia Documental de Família inspira: a certeza que essa linguagem fotográfica precisa de entrega total aos momentos para se aproximar da verdade de cada famílias.

Joni Pereira

Nesse caminho dentro da Fotografia Documental de Família também surgiram oportunidades de palestrar em congresso de fotografia e fazer Roda de Conversas para assim falar mais sobre o Aquele Dia Pra Sempre para outros fotógrafos. Fotos premiadas também ajudaram que o meu trabalho alcançasse outras famílias.

E falando em oportunidade, no início de 2019 fiz ensaio documental no aniversário realizado na casa de nossa família. Como a festa foi em pleno Janeiro, alto verão, nem é preciso dizer que a atração principal foi a piscina da casa.
Imaginem agora essa piscina cheia de crianças. Como iria entrar com a máquina na piscina para fazer as fotos? Então quem tem amigos tem tudo, não é mesmo…rs…? A GoPro prontamente emprestada foi a ferramenta que faltava. Não dominava tão bem essa máquina, senti um pouco de dificuldade no começo, mas fui testando e aprendendo.
Quando baixei as fotos e comecei a ver o resultado, fiquei louco, logo mandei algumas fotos para o meu amigo que havia emprestado a GoPro ver e ele respondeu:
“Você está animado, hein? Ficaram sensacionais!”

Joni Pereira
Joni Pereira

Comecei a divulgar essas fotografias com a ângulos e enquadramentos mais próximos das crianças, com ar mais autoral, mostrando a relação delas com a água seja na piscina ou no mar. Quem é pai e mãe sabe o quanto as crianças amam brincar com água. No Instagram do @aquelediaprasempre a repercussão foi enorme. Muitas perguntas como estava fazendo aquelas fotos e famílias comentando e conversando comigo sobre tudo o que eles sentiam através delas. A partir disso surgiu a oportunidade de fotografar mais famílias nos seus dias de férias ou até mesmo brincando na piscina. A disposição de perseguir essas memórias partiu da vontade de mostrar cada vez mais uma fotografia simples e natural.

Joni Pereira
Joni Pereira

Texto e fotos: Joni Pereira

Site:
Aquele dia para sempre


Instagram:
Aquele dia para sempre


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

13 comentários em “Aquele dia pra sempre”

  1. Sou fã! Grande a admiração por este trabalho cheio de histórias e significados.
    Desejo sempre que vocês sejam muito premiados na vida e na fotografia. Prêmios que são conquistados com muita dedicação, amor, profissionalismo e entrega.
    Adorei o texto, a matéria e lógico, as fotos!
    Um abraço meu amigo!

  2. Um trabalho lindo e cheio de paixão sempre!
    Um olhar cheio de sensibilidade!
    Joni e Dagi são especiais demais e merecem todo sucesso e reconhecimento do mundo.
    Sou fã demais!

  3. Que trabalho mais incrível!! Como tu disse, é uma fotografia cheia de detalhes. Detalhes que encantam e emocianam. Vejo muitas histórias em cada foto. E essas são as minhas preferidas Histórias reais de famílias reais. Parabéns Joni, tu e a Dagi são especiais demais.

    Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *