Rafael Silvério
Categorias:

6 Dicas para fotografar grandes famílias

Essa semana nós temos a honra de trazer essa matéria exclusiva do Rafael. Com 15 anos de experiência, ele nos mostra, através de dicas focadas em resultado, como trazer espontaneidade para este estilo de fotografia muito temido para grande maioria: Fotos de grupo.
Aproveitem muito essa leitura e deixem nos comentários seus elogios e opiniões para nosso blog e para o Rafael.
Boa leitura.

 

6 Dicas para fotografar grandes famílias

 

Meu nome é Rafael Silvério, fotografo há 15 anos. E nos últimos 4 anos a fotografia é minha profissão exclusiva.
Nesses 15 anos a fotografia de gestantes, famílias e ensaios pessoais foi meu foco.
Quando se trata de fotografar famílias, todos sabem que é desafio e tanto, ainda mais quando a quantidade de pessoas não se resume somente aos pais e um filho.
Muitos fotógrafos quando se deparam com essa situação pela primeira vez ficam assustados e nervosos, deixando isso interfirir na qualidade do ensaio…
Não existe obstáculo que não possa ser contornado, por isso, separei essas dicas que meus anos de experiência me ensinaram e que irão tornar o ensaio de uma grande família muito mais fácil e leve de conduzir, gerando resultados espontâneos e naturais.

Rafael Silvério

1- Conexão é tudo!
Marque o horário do ensaio para alguns minutos mais cedo do que o normal. Desse modo, você poderá conversar um pouco com a família, conhecer o estilo das pessoas e se conectar ainda mais com eles, criando esse vínculo que facilitará a comunicação com todos.

2- Não deixe ninguém mandar no ensaio.
Quem coordena e orienta o ensaio é você fotógrafo. Esteja preparado, por que é muito comum que alguém da família, às vezes mais de um… comecem a dar opinião de como fazer ou o que fazer… se você deixar, sem perceber essa pessoa poderá dominar o ensaio e não mais você. Na maioria dos casos é possível contornar com bom humor, educação, delicadeza e empatia (olha aqui a conexão que disse acima)

Rafael Silvério

Rafael Silvério

3- Não esqueça a composição.
É muito comum, em alguns casos, que a composição com qualidade, fique comprometida em meio a tanta gente e certo grau de confusão, se necessário os deixe conversando por um tempo e concentre-se no que tem que ser feito.

4- Cuidado redobrado com as roupas.
Se com poucas pessoas a combinação de roupas pode comprometer uma sessão inteira… imaginem com muitas pessoas! Sempre auxilie e frise bem essa diretriz antes do ensaio, assim você evitara surpresas desagradáveis (e muitas vezes irreversíveis) de última na hora.

5- Separe em grupos.
Não tente fazer a sessão toda com todos reunidos na mesma foto, pois, isto dificultará sobremaneira o trabalho. Faça justamente o oposto: separe pequenos grupos e varie bastante entre eles, pois, tornará trabalho mais prazeroso, fácil e dinâmico. Ao final eles terão maior variedade de fotografias, poses e situações.

6- Não tente congelar as pessoas.
Jamais tente dirigir todas as pessoas ao mesmo tempo, além de complexo, dará um ar artificial às fotografias. Eu gosto muito de dar pequena instrução no começo e deixar que ajam naturalmente, porque, é nessa a hora que a mágica acontece!

Rafael Silvério

Rafael Silvério

Rafael Silvério

 

Texto e fotos: Rafael Silvério

Site:
Rafael Silvério
E-mail:
Contato


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *