fotografia newborn Laura Alzueta 005
Categorias:

7 passos essenciais para ir além na fotografia newborn

Olá Amigos

Ao final das inscrições para a 2ª temporada do Outstanding Maternity Award, temos a grande honra de ler as palavras da Laura sobre essa incrível experiência em fazer parte do quadro de Juízes e ainda ter dicas essenciais sobre como ir além na fotografia newborn.
Com vocês, Laura Alzueta…

Fazer parte do time de juízes do Outstanding é um reconhecimento e um motivo de orgulho para mim. A premiação é algo inédito em nosso País e em nível mundial, também. O Outstanding Maternity Award incentiva o mérito e o aprimoramento diário em nosso ofício tão fascinante. Sou muito grata por tudo que me aconteceu nesses últimos 5 anos em que mergulhei na fotografia de famílias, bebes e gestantes. É sem dúvida um mundo de amor, de expectativas, de ansiedade que vivencio com meus clientes mas principalmente um mundo de dedicação ao outro que me fascina. Eu me dedico de corpo e alma aos meus clientes e eles compartilham comigo todas as emoções de momentos tão importantes e especiais em suas vidas.

Estou bem animada em ver as imagens da 2ª temporada chegando, pois, sei que o nível dos participantes da 1ª temporada foi bem elevado e tenho certeza de que desta vez teremos boas surpresas!

Espero que com dicas que darei e a premiação motivem os fotógrafos evoluírem e dar um passo adiante em suas fotografias.

Acredito que todos os fotógrafos que se entregarem dessa maneira ao seu trabalho podem alcançar níveis de qualidade inimagináveis. Claro que não basta a entrega, o trabalho com o coração. Ele precisa estar super bem lastreado em técnicas e muitos, muitos anos de estudo. A beleza da fotografia é justamente isso: quanto mais estudamos mais percebemos que ainda há tanto por aprender!!

Nosso mercado no Brasil está crescendo muito e rapidamente. Estamos alguns anos atrás dos americanos e australianos por exemplo na área de fotografia newborn, que começou no Brasil há cerca de 5 anos, época em que eu comecei também.

Porém, estamos atrás apenas em tempo e maturidade do mercado e não em qualidade. Temos vários fotógrafos excelentes no Brasil nessa área. E em termos de união de classe, somos pioneiros por aqui. A ABFRN, associação de profissionais de fotografia de recém -nascidos, criada em 2012 é uma organização sem fins lucrativos e referência na área. Tenho muito orgulho de ser uma das fundadoras e como atual diretora de comunicação posso afirmar que estamos crescendo e espalhando, por todo o Brasil, nossa missão educativa e de conscientização de fazer fotografia newborn de forma segura e que ofereça todas as condições de conforto para o bebê. Trabalhamos muito para ter tanto profissionais unidos, que estudam e trabalham para serem cada dia melhores, como pais conscientes e que valorizem nosso trabalho e profissão, que saibam diferenciar um trabalho bom e sério de um trabalho sem qualidade, e pior, que não ofereça segurança e condições mínimas para o conforto do recém nascido e das famílias.

Meu trabalho e estilo estão sempre em evolução. Sou bem inquieta, gosto de estudar e de aprender. Estou sempre fazendo novos workshops com profissionais que me inspiram, não apenas na minha área de bebês e gestantes mas também de famílias, casais, casamentos, moda, etc. Percebo que a cada ensinamento, a diferença de olhares , as novas técnicas aprendidas , tudo converge ao aprimoramento do meu trabalho. Em 2015 por exemplo realizei 5 ou 6 workshops com profissionais estrangeiros em várias áreas da fotografia. Este ano já foram 2, além claro de todas as palestras e feiras que frequento, não só como palestrante mas como ouvinte. Sempre digo aos meus alunos nos workshops que dou que aprendo muito com eles também, é uma troca sempre! Isso me enche de alegria, compartilhar o saber e receber mais em troca. É uma lei do universo.

“Minha prioridade é sempre o conforto e a segurança total do bebê. Até porque só é possível transmitir essa paz e as emoções desses primeiros dias se o bebê estiver bem e houver muita tranquilidade no ambiente”

7 passos essenciais para ir além na fotografia newborn

1 – definir um estilo próprio é algo que leva um certo tempo.
Quando começamos gostamos de muitas coisas diferentes, temos muitas referências e isso vai se refinando com o tempo. Exige dedicação, aprendizado teórico e muita prática. Muita vivência também.
Seja fiel a você.

2 – Faça apenas aquilo que realmente toca seu coração, que fale mais alto e que te mova de alguma forma. Não vá atrás de modismos.

3 – Antes de mais nada é preciso saber fotografar.
Vejo muita gente se jogando no mercado, empolgada com as fotos de bebês (que são fascinantes) mas sem dominar a câmera e a luz principalmente.
Adoro uma frase da Elizabeth Messina que diz: “Você será um fotógrafo melhor se amar o que fotografa“.
Para mim, isso é o principal.

4 – Não basta ter um bom posicionamento do bebê, você precisa também entender sua luz e utilizá-la de forma a valorizar o recém-nascido, suas feições, suas características principais, seus detalhes que o fazem único.

5 – Segurança em primeiro lugar!!
Sempre a segurança vem antes da fotografia. se você não está seguro em fazer uma pose, não faça: opte pelo simples.
Os pais, em geral estão apenas em busca de um lindo retrato do seu filho para lembrar para sempre!
Fotos como esta abaixo:

fotografia newborn_Laura Alzueta_010são feitas utilizando-se de recursos de Photoshop, uma vez que os bebês não sustentam a cabecinha sozinhos.Na maior parte das poses em que o bebê esta dentro de cestas é preciso que haja auxiliares posicionados assistindo o bebê. Caso não haja auxiliares, peça aos pais que se posicionem olhando o bebê enquanto o fotógrafo estiver olhando para a câmera. O bebê, durante uma sessão de fotos, deve estar sempre sob supervisão ao alcance das mãos!!

6 – Aprenda tudo que puder sobre os bebês recém-nascidos. Leia, veja vídeos, converse com pediatras e obstetras. Aprenda tudo sobre o comportamento deles.

7 – O seu estilo não será imutável, ao contrário, ele pode mudar, afinal evoluímos todos os dias, a cada click.
Mas saber onde você quer chegar é fundamental em cada fase do processo.

fotografia newborn_Laura Alzueta_009 fotografia newborn_Laura Alzueta_008 fotografia newborn_Laura Alzueta_007 fotografia newborn_Laura Alzueta_006 fotografia newborn_Laura Alzueta_005 fotografia newborn_Laura Alzueta_004 fotografia newborn_Laura Alzueta_003 fotografia newborn_Laura Alzueta_002 fotografia newborn_Laura Alzueta_001 fotografia newborn_Laura Alzueta_000

 

Foto e texto: Laura Alzueta
Sócia Fundadora da ABFRN – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos.
www.lauraalzueta.com.br
Facebook Laura Alzueta
Instagram: lauraalzueta

Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

16 comentários em “7 passos essenciais para ir além na fotografia newborn

  1. Muito bom o texto e a reflexão, Laura. Visitei seu estúdio no período da Feira Fotografar 2016 e vi muito de sua inspiração e dedicação à fotografia de recém nascido, esse nicho de mercado que é tão cheio de amor. Pois, realmente é preciso amar o que fotografamos. Além disso, os 7 passos são essenciais, segurança em primeiro lugar. Abraços!

  2. Sem palavras pra descrever o que Laura representa na fotografia Newborn. Somos agradecidos pelos ensinamentos e dicas dessa profissional maravilhosa. Excelente materia! Parabens!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *