Ensaio, nudez e premiação

Essa semana trazemos para nosso Blog a história da foto premiada do Marcelo. Na verdade ele conta como é o seu processo do rascunho à premiação.
Neste texto o Marcelo mostra em poucas linhas como é importante traçar objetivos e encontrar caminhos para atingi-los.
Desistir não é uma opção.
Boa leitura.
Agora com vocês Marcelo Abbas…

Ensaio, nudez e premiação

Sou Marcelo Abbass. Sou fotógrafo e me dedico há 3 anos à fotografia de gestante e recém-nascidos. O meu interesse pela fotografia surgiu a partir do nascimento do meu primeiro filho. Foi onde eu comecei a estudar e me aventurei a comprar minha primeira Câmera DSLR. Como todo o começo não foi fácil, mas logo me encontrei e já dava meus primeiros passos.
Além de fotografar, sou muito dedicado aos estudos e experimentos. Gosto de brincar com luz, sombras e corpo. A nudez está muito presente em minhas fotos.

O ensaio e a nudez

A nudez na fotografia, principalmente na de gestante, vem ganhando cada vez mais espaço. Não é simplesmente o despir, vai muito além disso. É preciso ter a sensibilidade e delicadeza para não se tornar algo vulgar.
O ensaio requer cuidado e planejamento, trabalhamos com a intimidade das pessoas. Estabelecer uma relação de confiança e cumplicidade entre a modelo e o fotógrafo é essencial.
Geralmente existe essa tensão inicial, mas procuro fazer um trabalho de aproximação e relaxamento. Fazer o briefing antes da sessão é importante, porque exponho o meu trabalho e converso bastante. Procuro saber mais sobre a mamãe que irei fotografar, quais são as suas expectativas e inseguranças com relação ao ensaio. Pergunto sobre a gestação, como foi a escolha do nome do bebe. Isso faz com que aquela tensão inicial e insegurança natural aos poucos se dissipem.
Marcelo Abbas
 

Marcelo Abbas
 

O concurso

Quando soube da inscrição para a 4º temporada do Outstanding Maternity Award, vi a oportunidade de passar o meu trabalho pelo crivo de profissionais experientes e premiados. Decidi que precisava produzir material e confesso que no início bateu aquela insegurança… não sabia nem por onde começar… Respirei fundo, organizei as minhas ideias e logo postei na minha página no Facebook que precisava de voluntárias para o concurso. Sim, trabalho muito com voluntárias, e isso será assunto para o futuro!
Foram semanas árduas de fotos e experimentos. A cada sessão tentava melhorar até chegar ao resultado esperado.

Marcelo Abbas

 

A foto premiada

Eu já estava no meio do meu processo de seleção e ensaios, quando decidi usar alguns acessórios nas composições. Chamei então a Ana, uma jovem gestante que já havia fotografado comigo no início da gestação. Mostrei algumas ideias e ela topou na hora.
Como ela fotografou comigo antes, aquela tensão inicial já estava superada e já tínhamos a relação de confiança estabelecida.
A direção é muito importante, nessa hora precisamos mostrar que estamos com a situação sob controle e passar toda a segurança possível. Dirigir pessoas que habitualmente não estão acostumadas com as lentes, e principalmente o nu, requer paciência e tato.
Mas talvez pelo simples fato da Ana ser jovem e estar acostumada com as inúmeras “selfies” diárias, não tive nenhuma dificuldade na direção de cena, pelo contrário, ela mostrou grande desenvoltura.
Fiquei muito honrado ao ver duas fotos minhas premiadas na 4º Temporada do Outstanding Maternity Award. Isso com certeza foi um marco na minha carreira e motivo de muito orgulho.

 

Marcelo Abbas

 

Texto e fotos: Marcelo Abbass

Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

2 thoughts on “Ensaio, nudez e premiação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *