Newborn Lifestyle

É muito gratificante ver quão grande e quão engajada se tornou a comunidade Outstanding Maternity. Esta semana trazemos este lindo texto e as lindas imagens da Carol, que fala sobre este modo diferente de retratar a família e o recém-nascido.
Agora com vocês Carolina Loyolla…

Carolina Loyolla
Carolina Loyolla

Newborn Lifestyle

Que privilégio poder contribuir com a aprendizagem de tantos fotógrafos e ajudá-los a aperfeiçoar suas práticas. Agradeço ao Outstanding Maternity Award pela oportunidade e confiança em meu trabalho. Eu mesmo tenho aprendido muito com as matérias do Blog, pois, é maravilhoso este movimento que gera tanta visibilidade e crescimento aos fotógrafos premiados e não premiados ainda.

Meu nome é Carolina Loyolla Ataide, sempre fui apaixonada por fotografia, mas demorei um pouco para me entregar à área. Sou fotografa newborn e de famílias há três anos e também Pedagoga, o que na minha percepção, ajuda na didática e sensibilidade da condução dos ensaios.

Neste ano, recebi a solicitação desta linda mamãe para realizar ensaio newborn em domicílio, porém, com toque diferente: O Ensaio Newborn Lifestyle (lifestyle: estilo de vida, em inglês).

Carolina Loyolla
Carolina Loyolla
Carolina Loyolla
Como o nome sugere, é a tradução em imagens da rotina do bebê e sua interação com a família.

Este tipo de sessão fotográfica foge do tradicional e os pais devem saber disso antes de optar por este estilo de fotografia, pois, muitos confundem o “ensaio newborn em domicílio” com “ensaio Lifestyle”. Aqueles fotógrafos que ainda não tem estúdio e desejam realizar ensaios newborn tradicionais, levam seus materiais de trabalho (cestos, fundos, suportes, puffs, etc.) à casa do cliente realizando, assim, a sessão de forma tradicional.

Porém, o Lifestyle foge deste conceito. É possível, sim, realizar poses mais tradicionais neste estilo de fotografia, porém, não é o foco. O nosso olhar deve estar direcionado às cenas familiares mais simples, que devem ser registradas com muito amor e perfeição, para que aqueles gostosos momentos de rotina não se percam na memória.

Carolina Loyolla

Agora trago dicas essenciais para aquele fotógrafo que se interessa em realizar este estilo de ensaio:

1. Vá preparado para o pior cenário, por se tratar de ensaio na casa da família, você nunca sabe o que irá encontrar por lá (espaço, janelas, muitos moveis, etc.). Cuidado com a escolha de lentes que possam limitar você neste aspecto.
2. Leve itens básicos e essenciais para sessão newborn: no meu caso levei wrap, um pelo longo ou trança, cesto e uma roupinha. Você não necessariamente utilizará todos, mas já estará preparado, como comentei, para cenário de recursos escassos.
3. Abuse da interação familiar! Seja criativo, pois, como já disse, este tipo de ensaio foge do tradicional, no qual o bebê é o foco. Pelo contrário, aqui a família deve estar presente em 80% das fotografias.
4. Use os recursos que a casa oferece: janelas, cortinas, móveis, berço, poltronas, texturas, papéis de parede… É essencial que cada detalhe fique registrado nesta memória fotográfica que você proporcionará à família.
5. Não fotografe com pressa. Não é porque os papais estarão segurando o bebê (exigindo menos de você em questões de posicionamento) que o ensaio será rápido. Aproveite esta facilidade e use o tempo para explorar o máximo de poses e cômodos que puder.
6. Leve referências e imagens para se inspirar! É muito fácil esquecer algum detalhe, não permita que isso aconteça! Não é vergonha para ninguém olhar em seu celular imagens que te inspirem para criar novas composições durante a sessão. Facilita muito e permite que você não perca nada!

Carolina Loyolla

 

Texto e fotos: Carolina Loyolla

Facebook: Carolina Loyolla
Contato: carol_loyolla@hotmail.com


Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

2 comentários em “Newborn Lifestyle”

  1. Muito Legal Carol, aqui nos EUA esse estilo ja eh bem forte, eu mesmo ja tenho feito alguns, muitas clientes não querem aquelas fotos tradicionais de newborn com props e pousadas so do bebe, ate curto mais essa vc cria uma afinidade maior com o cliente parabéns valeu lindas fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *