Categorias:

Fotografia de Parto

Alê Crisóstomo


Boa parte de nossos leitores pediram mais matérias sobre fotografia de parto. Além da busca por mais aprendizado, nossos leitores buscam inspiração. E a fotografia humanizada da Alê é tudo isso ao mesmo tempo!
O artigo dessa semana é todinho dedicado a este momento incrível.
Agora com vocês Alê Crisóstomo …

Fotografia de Parto

 

A fotografia de parto tem sido cada vez mais solicitada pelos futuros pais. Dos seguimentos de fotografia de família, acredito que seja a que mais requer nossa capacidade de sermos “invisíveis”.

O centro cirúrgico não é local como outro qualquer. É onde devemos ter o máximo de cuidado e bom senso. Tudo é esterilizado impecavelmente. Não podemos transitar livremente, nem usar a regrinha básica de todo fotógrafo:

“melhor pedir desculpas que pedir licença”.

Temos que pedir licença sim!

Estamos ali em ambiente que profissionais estão cuidando de duas vidas: a da mãe e do bebê.

O parto – seja natural ou cesárea – é momento muito íntimo da mulher. Momento de total fragilidade de toda a família, principalmente da mãe que logo dará a luz. O contato suave e o mínimo de interferência possível de equipamentos, tornará a presença do fotógrafo quase que imperceptível.

Alê Crisóstomo
Alê Crisóstomo

É importante chegar cedo nos partos agendados (uma hora antes do horário marcado é o ideal) para captar toda a ansiedade que precede o grande momento.

Quando chegar à sala de cirurgia, cumprimente a equipe médica, escolha o cantinho ideal e fique ali. Só saia se houver autorização de alguém da equipe médica. Esses pequenos detalhes podem fazer com que os hospitais e médicos passem a ter mais simpatia por nós. Nos enxergarão como colaboradores de todo o processo… infelizmente muitas vezes não acontece, pois, alguns fotógrafos perdem a noção da responsabilidade do procedimento.

Nos partos naturais ou normais a data marcada nem sempre é respeitada (por inúmeros fatores) portanto, fique de sobreaviso. Deixe seu celular sempre por perto.

Se possível, pedir para que o obstetra avise quando o bebê já estiver em fase adiantada de nascimento e correr para o local o mais rápido que puder. Esse tipo de parto não tem hora para começar, nem acabar. Vá preparado e cheio de energia.

02

E a dica prevalece: Evite transitar no local do parto, para que você não interrompa a intimidade e naturalidade do momento.

Tenho grande preocupação com a nossa presença em partos. Não podemos de modo algum fazer com que nossa presença iniba ou incomode as mulheres que estão parindo.

Use a criatividade e sensibilidade.

O parto é um momento lindo da vida. Use suas lentes para a captação do grande milagre da vida. Seja instrumento de leveza e amor!

 

Deixo aqui mais algumas dicas importantes:

1. Não usar flash em partos
2. Optar por lentes claras
3. Entrar em contato previamente com o obstetra e explicar seu modo de trabalho para gerar confiança
4. Envie as fotos do parto primeiro para o obstetra e depois para os pais
5. No local do parto, nunca faça nada sem autorização
6. Sempre que estiver no centro cirúrgico tente escolher um local fixo
7. Quando o bebê nascer não deixe de fazer a tradicional foto da mamãe com o bebê. Nem sempre o papai pode estar presente. Mas, caso ele esteja, faça a foto do bebê com o pai.
8. Aproveite e presença do papai e faça a foto dele apresentando o bebê à família. Sempre há muita emoção nessa hora!
Alê Crisóstomo
Alê Crisóstomo

 

Alê Crisóstomo Alê Crisóstomo é colunista oficial do Blog Outstanding.
Fotógrafa desde 2008, vivo exclusivamente da fotografia. Comecei com casamentos e hoje me dedico também aos ensaios de grávidas, partos e newborn.
Com estilo bem personalizado, trato meu cliente como único e especial, porque ele é!
Em cada etapa do trabalho que ofereço, desejo que vivam uma experiência incrível na fotografia e no sentimento de humanização de todo o processo.
Minha bagagem profissional anterior nas áreas de planejamento, educação financeira, negócios e marketing permitem-me oferecer cursos e consultorias para fotógrafos que desejam impulsionar suas carreiras.
Essa sou eu.
www.alecrisostomo.com
Periscope: @Ale_Crisostomo
Instagram: @alecrisostomo

Você curtiu essa matéria? Quer ser um colaborador também? Escreva para outstandingawards@gmail.com com o título “Blog Outstanding” para saber como e quando enviar seu artigo.

9 comentários em “Fotografia de Parto

  1. Lindo, adorei a matéria!
    Uma pena por algum hospitais dificultarem a nossa entrada, impondo fotógrafos credenciados nas maternidades. Já perdi muitos clientes por isso, o hospital/médico não autoriza por que existe um fotógrafo credenciado, os clientes ficam chateados por não poder escolher.

    1. I like the valuable information you supply for your articles. I’ll bookmark your blog and test again right here regularly. I am relatively sure I’ll learn lots of new stuff right right here! Best of luck for the following!

    2. Kid-"I'm fucking sick of dogs having more rights than niggers."Are you using the word "niggers' to mean the same as Blacks people? If so, then you don't think much of Blacks. You are a self-hating tom and a disgrace to the Black Community.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.